Matérias primas e seus métodos

Trata-se de uma fibra de excelente qualidade e fácil de ser tingida. A lã deve ser lavada com bastante água e sabão e, depois, deve ser bem seca. Em seguida, deve ser aberta com as mãos e submetida à cardação e à fiação.
Algodão
Algumas variedades produzem fibras brancas e outras fibras coloridas. O processo de transformação da fibra bruta em fio necessita de algumas operações preparatórias.
1) Descaroçamento
Visa retirar o material estranho misturado às fibras. O descaroçador é constituído por dois cilindros, que giram. Entre eles, são colocados os chumaços de algodão. As impurezas ficam retidas em um dos lados das moendas e o algodão sai limpo.
2 ) Bateção
É utilizado um arco, formado por uma haste de madeira, curvada por um cordão. Um punhado de algodão é colocado sobre uma mesa. Um arco fica em contato com o algodão. Enquanto uma mão segura o arco, a outra puxa o algodão, fazendo as impurezas se separarem.
3) Cardação
Essa operação completa o desembaraçamento das fibras e sua limpeza. A carda é um pedaço de madeira com cabo, coberta com um pano-couro, com pontas de aço recurvadas chamadas de puas. É distribuída um pouco de fibra sobre as puas de uma das cardas. O algodão deve ser penteado pela outra das cardas. A curvatura das puas deve ficar em sentidos opostos. O processo deve ser repetido, até que se obtenha uma pasta com as fibras destrinchadas e organizadas.
4) Fiação
A pasta de algodão deve ser transformada em fios pelo alongamento e torção das fibras. A fiação é feita com uma roda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da tecelagem

Instalações e equipamentos

Padrões de tecidos